Quando alguém que não mora no Brasil, pensa no nosso país, provavelmente as primeiras coisas que virão na sua cabeça, serão: futebol, samba e, obviamente, caipirinha. Nossa cultura é muito rica, mundialmente conhecida e sempre lembrada, sem deixar de lado o alcool, ja que temos tantas variacoes de bebidas nacionais, desde otimas cervejas nacionais ate destilados tradicionais, como a cachaça.
Se voce esta curioso sobre quais bebidas alcoólicas são mais consumidas no Brasil, temos um guia bem completo aqui no blog do Bretas Atacarejo. Seja você um apreciador de bons drinks e bebidas, ou simplesmente curioso para conhecer mais sobre as tradições alcoólicas do Brasil. Descubra tudo o que precisa saber para fazer os melhores investimentos em seu estabelecimento, quando for comprar suas bebidas.
Qual é a bebida alcoólica mais famosa do Brasil?
Existem diversas bebidas bem populares no Brasil afora, mas tem duas bebidas que não faltam, de jeito nenhum, nos estabelecimentos: a cerveja e a cachaça. Atualmente, ambas trazem uma variedade cada vez maior de estilos e sabores, foram gourmetizadas e, com isso, ganharam o gosto do público.
Para se ter uma noção, um dado de 2018 destacou que ambas as bebidas estão entre as mais populares do Brasil.
Quais são as 10 marcas de cervejas mais vendidas no Brasil?
Não é muito difícil saber quais são as marcas de cervejas mais vendidas no Brasil, especialmente quando vamos para qualquer estabelecimento que venda bebida alcoólica. Contudo, não deixa de ser importante conhecer alguns dos principais rótulos do mercado, e como eles se destacam pelo público até hoje.
- Skol: uma das marcas mais populares, conhecida por seu sabor leve. Apesar de ser muito conhecida no Brasil, sua origem está na Dinamarca, em 1959 pela Carlsberg.
- Brahma: famosa pelo sabor suave e fácil de beber. É comercializado em vários países do mundo, e junto da Skol e da Antarctica, são os principais rótulos do Grupo Ambev.
- Antarctica: outra marca tradicional que é um grande sucesso entre os brasileiros. A cerveja, que também é conhecida pelo nome “Original”, chegou a ser lançada antes mesmo do guaraná da mesma marca.
- Itaipava: é conhecida por seu custo-benefício. Comparada às demais marcas, é relativamente recente, surgida em 1993, e ganhando cada vez mais espaço com suas propagandas específicas.
- Bohemia: a mais antiga cerveja do Brasil, com um sabor mais encorpado. Foi criado em 1853, e não só traz um aspecto clássico, como criou uma série de características típicas da cerveja brasileira, como as taças, por exemplo.
- Nova Schin: embora não seja tão conhecida na região sudeste, a Nova Schin é muito consumida no Nordeste do Brasil, e ganha cada vez mais espaço entre o público como um todo.
- Devassa: famosa por suas variantes de puro malte. A Devassa tem um aspecto “premium”, mas apenas pela proposta da marca, sendo muito popular nos barzinhos.
- Heineken: embora seja uma marca internacional, a Heineken ganhou muito espaço no Brasil, sendo muito associada de estilo e qualidade na bebida
- Amstel: popular pela leveza e sabor suave. É uma das mais recentes no mercado, sendo parte do grupo Heineken, mas com uma proposta de cerveja popular.
- Budweiser: outra marca internacional que conquistou os brasileiros. Talvez a única americana na lista, é uma concorrente direta de Heineken e Amstel, trazendo uma proposta diferenciada em seu estilo.
Quais são os tipos de cervejas?
No Brasil, encontramos uma grande variedade de tipos de cervejas. O que não é incomum: O Brasil é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo inteiro. Segundo o SINDICERV (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), somos o terceiro maior produtor de cerveja, ficando atrás apenas de Estados Unidos e China.
Entre as cervejas mais populares, estão as seguintes:
- Pilsen: leve e refrescante, é o tipo mais consumido.
- Lager: similar à Pilsen, mas com um processo de fermentação mais longo.
- Weissbier: feita com trigo, tem um sabor mais frutado e suave.
- IPA (India Pale Ale): cerveja mais amarga, com maior teor alcoólico.
- Stout: escura, com sabores que remetem a café e chocolate.
Qual é a melhor cachaça?
A escolha da melhor cachaça pode ser subjetiva, mas algumas das mais renomadas incluem:
- Cachaça Salinas: essa cachaça é conhecida por seu sabor autêntico e qualidade excepcional. Descansada por 1 ano em dornas de aço inox, a Cachaça Salinas Cristalina não é envelhecida em tonéis de madeira, o que preserva o sabor e aroma característicos da cana-de-açúcar.
- Cachaça Sagatiba: é uma marca que revolucionou a história da cachaça, combinando inovação e tradição. É extremamente popular para o preparo de caipirinhas devido à sua qualidade superior que muda a percepção das pessoas sobre a cachaça, tanto no Brasil quanto no exterior.
- Cachaça Magnífica: a Magnífica é uma cachaça extra-premium que se destaca pela sua suavidade e complexidade de sabores. Produzida em edições limitadas, a destilação é realizada em um tradicional alambique de cobre e a cachaça matura em barris de carvalho americano através da técnica artesanal de maturação Soleira.
Como anda o mercado de bebidas?
O mercado de bebidas alcoólicas no Brasil está sempre em crescimento e evolução. A cerveja continua sendo a bebida alcoólica mais consumida, com uma grande presença de marcas nacionais e internacionais. O segmento de destilados também tem visto um crescimento, especialmente com a popularização de coquetéis que utilizam vodka, gin, e cachaça.
A diversidade de produtos disponíveis e a demanda por qualidade têm impulsionado o desenvolvimento de novas marcas e sabores, tornando o mercado brasileiro de bebidas alcoólicas vibrante e competitivo.